AABB Comunidade de Santa Cruz do Sul recebe prêmio nacional
0Texto: Rafaela C. R. Schneider
Na quarta-feira, 4 de agosto, foram divulgados os projetos vencedores do Concurso de Boas Práticas AABB Comunidade 2020. Os resultados foram apresentados em encontro virtual, via Zoom, realizado pela Federação Nacional de AABBs (FENABB) e pela Fundação Banco do Brasil (FBB) e assistido por equipes do Programa Integração AABB Comunidade, diretoria e funcionários de AABBs e representantes do Banco do Brasil de todo o país. Participaram do Concurso de Boas Práticas AABB Comunidade 2020, 81 AABBs, com 201 projetos.
O Concurso de Boas Práticas AABB Comunidade 2020 foi pensado com a finalidade de identificar projetos pedagógicos desenvolvidos pelos Programas AABB Comunidade de todo o país, no quadriênio 2017-2020, que possam ser disseminados entre as demais AABBs, fortalecendo a prática pedagógica e favorecendo o alcance dos objetivos do Programa.
O Programa AABB Comunidade de Santa Cruz do Sul destacou-se no concurso e ficou em primeiro lugar com o projeto Mochila Literária. Realizado de 2018 até o início de 2020, o Mochila Literária contribuiu para a inserção de políticas públicas de leitura, para a democratização do acesso ao livro, para a formação de leitores e para a universalização de acervos literários dos educandos do Programa em Santa Cruz do Sul.
Em segundo lugar ficou o projeto Pontinhas da Maker, quais trabalhos?, do Programa AABB Comunidade de Poxoréu, Mato Grosso e em terceiro lugar, o projeto Robótica Educacional Inclusiva, do Programa AABB Comunidade de Dois Vizinhos, Paraná. A premiação para os três primeiros colocados no concurso é composta por um troféu e um computador para a AABB, um computador para uso da equipe do AABB Comunidade e um computador para uso dos educandos, além de medalhas para a equipe que colaborou com o desenvolvimento do projeto. Além dos três primeiros colocados, outros sete projetos estarão publicados no Caderno de Boas Práticas AABB Comunidade 2020, que será disponibilizado no site do Programa (https://www.aabbcomunidade.com.br/)
Todos os 201 projetos foram avaliados por uma banca avaliadora, que levou em consideração na sua avaliação os seguintes quesitos: aderência, aplicabilidade, inovação e criatividade, qualidade, relevância e resultados.
A comissão avaliadora foi composta por quatro integrantes: Daniel Martins de Carvalho, Gerência de Pessoas e de Projetos Educacionais e Sociais (GEPES); Flávia Bustamante, Assessora da Fundação BB; Ana Lúcia Canetti, Mestre em Psicologia, e Victor Lino Bernardes, Doutor em Educação.