Conheça os benefícios do Vôlei de Areia (Vôlei de Praia), esporte que pode ser praticado na AABB Santa Cruz do Sul
0Unir voleibol, modalidade disputada em ginásios, com quadras de areia, funciona? Sim!! Desde 1895, quando o Vôlei de Praia foi inventado no Estados Unidos, a prática tomou conta da areia a beira mar e, aos poucos, em clubes, praças e condomínios. Confira um pouco da história do esporte que também é praticado em nossa AABB e veja depoimentos de associados que são apaixonados pelo esporte.
Dispostos a praticar o esporte na praia da Califórnia, os pioneiros começaram a jogar em 1920. Aos poucos, a ideia foi ganhando adeptos dentro e fora dos Estados Unidos, até que, em 1947, foi realizado o primeiro torneio oficial de vôlei de praia. Três anos depois, veio o primeiro circuito, composto por etapas jogadas em cinco praias da Califórnia.
No Brasil, a modalidade passou a ser praticada na década de 1930, de forma amadora, nas praias de Copacabana e de Ipanema, no Rio de Janeiro. Nas décadas seguintes, o vôlei de praia ganhou milhares de adeptos no país, mas era encarado como mera brincadeira de fim de semana. Isso mudou a partir de 1986, quando se realizou o Hollywood Volley, em Copacabana e em Santos (SP), com a participação de atletas brasileiros e internacionais. Oficializado pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) após o Hollywood Volley, o vôlei de praia teve o seu primeiro Campeonato Mundial disputado nas areias de Ipanema, em 1987.
Na AABB Santa Cruz do Sul o Vôlei de Praia (aqui chamado de Vôlei de Areia) é bastante praticado pelos sócios do clube e os times que se formaram com o tempo participam de competições regionais, estaduais e nacionais. Uma dessas sócias é Solange Beatriz Hilbig, adepta de diversas práticas esportivas. “Todos os dias faço algo, musculação, corrida, pedalada, as vezes me arrisco num beach tênis, mas a minha paixão sempre foi o voleibol, principalmente o vôlei de praia”.
Sol, como gosta de ser chamada, iniciou a prática do vôlei de praia com 19 anos “num pequeno torneio organizado na Avenida do Imigrante, onde eu e minha amiga Patricia formamos dupla, e ali iniciou uma paixão!” Com o tempo a dupla começou a treinar com mais frequência, na época em uma quadra que montarem em um terreno de um amigo. Como representante da AABB Santa Cruz do Sul, Sol foi duas vezes campeã da JESAB (Estadual), campeã e vice-campeã da JERAB (Sul-brasileiro) “e a conquista máxima que me orgulho demais CAMPEÃ do JENAB (Brasileiro) em Salvador em 2013 fazendo dupla com Ana Paula!”.
Outro sócio que também pratica o vôlei de areia na AABB é Vanilson César Brun. Ele conta que começou a jogar vôlei de quadra com apenas 10 anos de idade, na 5ª série, quando também gostava de outros esportes como futebol e basquete. Já o vôlei de areia surgiu na vida do atleta “lá pelos 25 anos de idade, não era muito difundido, mas gostava muito de jogar, porque dentro do vôlei é onde exige mais do jogador. Pelos meus 30 anos, se difundiram mais as quadras de areia nas AABB’s, e de lá para cá, agora com 51 anos, não parei mais de jogar”.
Vanilson, assim como Solange, também participa de competições pela AABB Santa Cruz do Sul e já recebeu títulos como de campeão de vôlei de areia 4×4 da JEMAB (Microrregional), vice-campeão da JESAB (Estadual) dentre outros. Ele também participa da competição Rei da AABB, que ocorre todos os anos no clube junto à Festa Campeira.
BENEFÍCIOS DO ESPORTE
Sobre os benefícios do vôlei de areia, Solange ressalta “a questão psicológica, a interação com a natureza, o preparo físico, a musculatura que se adquire, o menor risco de lesões pelo piso ser de areia”. Já Vanilson enfatiza que “no vôlei de quadra você normalmente tem uma função especifica, como levantador, atacante ou defensor. Já no vôlei de areia você precisa saber um pouco de tudo. A exigência é bem maior e além disso você tem a areia para dificultar, é preciso se adaptar para jogar com o “piso macio”, sem falar que tem o sol, vento e até regras mais rigorosas do que a quadra, para piorar ainda mais”. Ambos os atletas concordam que o vôlei de areia é um esporte viciante, apaixonante e cheio de desafios.
Vanilson encerra afirmando que “a AABB tem sido uma grande incentivadora dos esportes e principalmente do vôlei. Dispomos de 2 quadras de vôlei de areia e bolas para treinos além dos torneios (JEMAB, JESAB, JESAF, entre outros) que ajudam muito em manter-nos ativos nesse esporte, trazendo saúde, amizades e muita alegria”.
Fonte: http://bit.ly/rededoesporte_volei_areia
Texto: Rafaela C. R. Schneider