Futebol de Mesa é opção de prática esportiva na AABB Santa Cruz do Sul
0O Futebol de Mesa, tradicionalmente conhecido como Futebol de Botão, surgiu no Brasil. Em 1930, o músico e publicitário Geraldo Décourt publicou o primeiro livro com as regras oficiais do jogo e a partir deste momento o Futebol de Botão passou a ser difundido por vários outros estados do País. Mas foi somente em 1988 que o Conselho Nacional de Desportos autenticou o Futebol de Mesa (ou Futebol de Botão) como um esporte, oficializando três categorias básicas: Paulista (modalidade 12 toques, bola de feltro), Carioca (modalidade 3 toques, bola de feltro) e Baiana (modalidade um toque, bola tipo disco). Além destas, existem outras com menos adeptos, como a Gaúcha, Dadinho 9×3, Paraibana, etc. mas por serem de caráter regional, não foram reconhecidas pelo CND.
No Rio Grande do Sul a modalidade praticada predominantemente é a de 1 toque, bola tipo disco. A regra tida como baiana passou a ser conhecida extraoficialmente como Regra Brasileira a partir de 1971, quando uma comitiva de baianos, liderados por Oldemar Seixas, veio ao Rio Grande do Sul e, junto com gaúchos como Adauto Celso Sambaqui, colega aposentado do BB e outros, unificaram as regras utilizadas nesses estados. Na ocasião, disputaram o primeiro Campeonato Brasileiro da modalidade. Hoje os campeonatos brasileiros dessa regra reúnem técnicos (como são chamados os botonistas) de vários estados: RS, SC, PR, RJ, ES, BA, SE, AL, PE, PB e RN, graças à nacionalização da regra.
Na AABB Santa Cruz do Sul é possível praticar o esporte. O clube conta com 3 mesas para iniciantes na modalidade, uma para a regra 3 toques e uma mesa oficial para a Regra 1 Toque, que mede 220 x 160 cm. O Diretor de Futebol de Mesa e técnico da modalidade, Enio René Durante, pratica o esporte desde 1963, porém aderiu a Regra Brasileira 1 Toque, bola tipo disco, a partir de 2003 em Caxias do Sul e desde 2008 já disputou oito campeonatos brasileiros e mais de uma dezena de estaduais. Possui 4 títulos estaduais de jogos entre AABBs, obtidos em Piratini, São Lourenço do Sul e dois em Tapes.
Conforme depoimento de Ênio, seu primeiro contato com o jogo de botão foi em 1963, ainda na infância, quando ganhou um time de presente. “Na ausência de jogos eletrônicos como hoje, a garotada se reunia para disputar seus jogos, organizando campeonatos por bairros. Com o passar dos anos, não havendo abandonado o gosto pelos botões, acompanhei a evolução e, em 2003 conheci a Regra Brasileira em Caxias do Sul, que utiliza botões artesanais, em acrílico, resina ou palaton, verdadeiras obras de arte que podem ser vistas na nossa sede em dia de jogos”. O custo de um time oficial pode variar de 300,00 a 3.000,00, dependendo do material e do fabricante. O custo médio de um bom time fica em torno de R$ 500,00, mas isso não é obstáculo para quem tem verdadeira paixão pelo esporte. Um exemplo disso são as fotos abaixo, de um campeonato em Florianópolis, no ano de 2019. Nas imagens observa-se um atleta cadeirante e sua esposa. Conforme Durante, com estas imagens “dá para se ter uma ideia de o que significa esse esporte para seus praticantes. Cortam o país de Norte a Sul para jogar esses campeonatos, que reúnem em média 180 participantes”.
Na AABB Santa Cruz do Sul as crianças e adolescentes do Programa AABB Comunidade/SEE também têm contato com o esporte. Enio René Durante, além de diretor do departamento de Futebol de Mesa desenvolve, há 14 anos, a atividade de educador social voluntário do Programa e incentiva a prática esportiva. “O objetivo, além de oferecer a esses jovens a oportunidade de conhecer um esporte salutar, possibilita desenvolver diversas habilidades, como concentração, aplicação de regulamentos, perícia manual, desenvolvimento mental prevendo jogadas do adversário, noção do conjunto, entre outras vantagens como respeito aos colegas, fazer novas amizades, socialização com pessoas de todos os grupos que participam desse esporte em torneios estaduais e nacionais”.
Gostou de saber um pouco mais sobre o esporte? Ficou curioso e quer aprender? Já é praticante? Convidamos você, sócio da AABB Santa Cruz do Sul a praticar o Futebol de Mesa/Futebol de botão em nosso clube. Traga seu time ou peça emprestado na portaria da AABB. Entre em contato com a secretaria, através do nosso WhatsApp (51) 9.9412-1756 ou e-mail [email protected], de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e agende um horário.