Presidente da AABB Santa Cruz do Sul participa de encontro nacional de dirigentes de AABBs
0Fonte: Fenabb
Ocorreu nos dias 10 e 11 de outubro, em Brasília, o Encontro Nacional de Dirigentes Cedidos, Liberados e Presidentes de AABBs de Capital. Durante os dois dias de evento, os 180 dirigentes de AABBs contaram com diversas atividades, como palestras sobre gestão, marketing, trabalho de integração abordando boas práticas nas AABBs, além de uma apresentação do BB/DIREF e de uma palestra com o professor Luiz Marins.
Conforme o presidente da AABB Santa Cruz do Sul, que esteve presente no evento, “é gratificante pertencer ao seleto grupo de AABBs do País. O Encontro, como de praxe, serviu novamente para estreitar ainda mais nossas relações com a Federação e demais associações, e de forma especial avaliar a situação da nossa AABB em relação a sua Missão e de como ela vem sendo administrada. Os resultados observados e a pontuação obtida da Fenabb, nos últimos 3 anos, considerando o “Balanced Scorecard” indicam que o nosso Clube, está no caminho certo. De forma consecutiva graças ao planejamento da diretoria e efetiva participação de nossos associados vimos atingindo as metas, cujas diretrizes são estabelecidas pelo Banco, em todos os indicadores: Financeira, Associado/Sociedade, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento. Parabenizo à Fenabb-Federação das AABB, pela sua importância e atuação nestes 39 anos, fundamental para que os objetivos das AABBs sejam alcançados, que juntamente com os CESABBs-Conselho Estadual de AABBs identificam, incentivam e orientam as nossas Associações”.
Na manhã do primeiro dia, foi realizada a abertura, que contou com a presença da diretoria da FENABB, liderada pelo presidente Rene Nunes, acompanhado dos vice-presidentes Clodoaldo Nascimento, Jezreel Agra, Pedro Paulo Magno e Waldyr Peixoto; diretor de Relações com Funcionário e Entidades Patrocinadas do Banco do Brasil, Carlos Célio de Andrade Santos, que esteve acompanhado do gerente executivo da Gerência de Relações com Funcionários e Entidades Patrocinadas, Emerson Zanim; presidentes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Federação, Reinaldo Fujimoto e Haroldo do Rosário Vieira, respectivamente, e o vice-presidente da AABB Brasília, Wellington Mendonça. Na abertura, os pronunciamentos foram direcionados para o agradecimento e o reconhecimento do trabalho voluntário desenvolvido pelos dirigentes.
Na oportunidade, Rene fez um agradecimento especial ao ex-presidente da FENABB Sergio Riede, presente na cerimônia de abertura, pois ele foi um dos responsáveis pela viabilização do programa de cessão e liberação. “Um dos principais objetivos deste evento é aproximar a FENABB das AABBs, para que sejam desenvolvidos novos projetos que promovam o desenvolvimento dos clubes”, projetou.
Em um segundo momento da manhã, o gerente executivo da DIREF (Diretoria de Relações com Funcionários e Entidades Patrocinadas), Emerson Zanim conversou com os participantes sobre o relacionamento do Banco do Brasil com o Sistema AABB e a importância de manter esse relacionamento cada vez mais próximo. Ainda durante a apresentação, o gerente executivo falou sobre alguns programas do Banco, entre eles o Pensa BB, que este ano inovou levando o assunto Sistema AABB para os funcionários do Banco.
Abrindo os trabalhos da tarde, a consultora de marketing de FENABB, Sueli Vidal, apresentou aos dirigentes o serviço que a FENABB está disponibilizando ao Sistema. Sueli abordou assuntos como marketing estratégico, marketing promocional, a importância de ativar estratégicas novas nos clubes para obter sucesso.
O segundo dia do Encontro de Dirigentes Cedidos, Liberados e Presidentes de AABBs de Capital iniciou com a apresentação na plenária das boas práticas selecionadas pelos grupos de trabalho. Um relator de cada grupo apresentou um caso de sucesso debatido entre os dirigentes. O tema campeão na preferência dos dirigentes foi a expansão da base de associados.
Na sequência, o vice-presidente Pedro Paulo Campos Magno, juntamente com o assessor Francisco Herculano Cunha, apresentou o Acordo de Trabalho dando destaque para três pontos: um retrato de como fechou o ano de 2015; como estavam as pontuações para este ano e as mudanças que serão implantadas em 2017. O presidente da ANABB, Reinaldo Fujimoto, juntamente com os diretores Haroldo do Rosário Vieira, José Branisso e João Botelho apresentaram o posicionamento da entidade frente a situação da CASSI, o projeto de lei sobre os fundos de pensão e alguns serviços que a ANABB disponibiliza para os seus associados.
Para encerrar a manhã de trabalho, o consultor de gestão Luis Antonio Brum conversou com os dirigentes sobre Gestão de Negócios x Gestão nas AABBs. Na oportunidade, Brum falou sobre as semelhanças entre gestão nas AABBs e nas organizações, com foco em dois processos: Operacionais x Gerenciais, levando os dirigentes a trabalharem mais voltados para o foco gerencial/estratégico.
Aplaudido de pé, o professor Marins abriu os trabalhos da tarde da terça-feira traçando um panorama comparativo das principais economias do mundo e as oportunidades que se apresentam para o Brasil nos próximos anos.
Para finalizar o dia, a diretoria da FENABB, formada pelo presidente Rene acompanhado dos vice-presidentes Clodoaldo Nascimento, Jezreel Agra, Pedro Paulo Campos Magno e Waldyr Peixoto fizeram uma plenária, onde tiraram dúvidas dos dirigentes em um enriquecedor bate-papo. O mascote da FENABB, o FENABBINHO, fez uma rápida aparição no encerramento para a foto geral com o público.
Na noite de terça-feira (11/10), os participantes do encontro se reuniram no Bangalô da AABB para um jantar de confraternização em alusão aos 39 anos da FENABB. Além da diretoria da FENABB, também estiverem presentes os vice-presidentes do Banco do Brasil Paulo Ricci e Júlio César Oliveira, os diretores Carlos Célio e Tarcísio Hubner acompanhados do gerente executivo Emerson Zanim.