Dia de Combate à Exploração Sexual!!
0Dia de Combate à Exploração Sexual tem programação em Sta. Cruz
Atividades reuniram cerca de 250 crianças e adolescentes na sede campestre da AABB
Cerca de 250 crianças e adolescentes integrantes do projeto Craques da Bola: Cidadãos do Amanhã e do programa AABB Comunidade/SMEC participaram nesta segunda-feira, 19, de atividades pedagógicas e esportivas na sede campestre da AABB, em Linha João Alves. A iniciativa das secretarias municipais de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte; Educação e Cultura; com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (COMDICA), marcou a passagem do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infanto Juvenil lembrado no último domingo, 18.
Além de competições nas modalidades futebol, handebol e basquete, os alunos também participaram de oficinas de desenho e pintura, cujos trabalhos produzidos ajudaram a decorar o ginásio que sediou alguns dos jogos. A solenidade de abertura contou com a participação dos secretários municipais Henrique Hermany (SMSCRE) e Nazário Bohnen (SMEC), da coordenadora do Departamento de Cultura, Margaret Rodrigues, e representantes do Banco do Brasil.
Para o psicólogo do esporte e um dos coordenadores do Craques da Bola, Flávio Ramon, as atividades esportivas são um meio interessante de trabalhar aspectos educativos como a violência em suas variadas formas. “O esporte é um momento em que as crianças e adolescentes recebem cuidados e proteção, mas também são alertadas quanto às situações de vulnerabilidade”, explica. Ramon, que também é vice-presidente do COMDICA, acredita que enfatizar a prevenção ainda é o melhor caminho de reduzir o número de casos de abuso e exploração sexual infanto juvenil. “Neste sentido, a denúncia é fundamental, pois pelo Estatuto da Criança e Adolescente, qualquer suspeita de negligência deve ser comunicada às autoridades competentes”, argumenta. Para denunciar casos de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes, basta ligar para o Disque Direitos Humanos (Disque 100).
Orientadora educacional da SMEC e coordenadora do AABB Comunidade/SMEC, Lisandra Faccin explica que o tema vem sendo abordado no programa desde a semana passada através de palestras, debates, apresentação de vídeos e confecção de materiais. “Estamos formando os cidadãos do futuro, por isso, é essencial estimular bons valores como o respeito a si próprio e ao próximo”, afirma.
Realizado através da parceria entre Prefeitura e Banco do Brasil, o programa AABB Comunidade/SMEC atende atualmente 300 crianças e adolescentes das escolas municipais Menino Deus, José Leopoldo Rauber, Guido Herberts, Frederico Assmann, Dr. Guilherme Alfredo Oscar Hildebrand e Professor José Ferrugem. Já o projeto Craques da Bola: Cidadãos do Amanhã é promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte (SMSCRE), e envolve os bairros Aliança, Faxinal Menino Deus e Schulz.
Fonte: Gazeta do Sul