Capacitação AABB COmunidade
0CAPACITAÇÃO AABB COMUNIDADE
A AABB sediou entre os dias 17 e 21 de março, o curso de treinamento de educadores dos Programas AABB Comunidade, com o objetivo de capacitar os educadores sociais para atuar no programa de integração. O evento reuniu representantes de Santa Cruz, Rio Parto e Cachoeira do Sul, que atendem, juntos cerca de 600 crianças.
As aulas – ministradas pelos educadores Ricardo Boaventura e Taise Cardoso, do Núcleo de Trabalho Comunitário (NTC) da PUC-SP – aconteceram no período da manha e tarde e reuniam em torno de 20 professores da rede municipal de ensino. Também se fez presente a Analista da AABB Comunidade e Federação de AABBs (FENABB), vinda de Brasília, Selma Pereira da Silva.
Pela primeira vez a analista da FENABB se fez presente em Santa Cruz, mas já conhecia o Programa AABB Comunidade do município. “ o objetivo de capacitar os educadores é que estes sejam os multiplicadores das ações às crianças que participam do programa que é desenvolvido pela FENABB e Fundação Banco do brasil. Em todo o país temos 400 AABBs que atendem, atrás do AABB Comunidade, 52 mil crianças, com 3,7 mil educadores e 850 colaboradores. A iniciativa visa tirar a criança da vulnerabilidade e fazer com que esta seja inserida no contexto da comunidade. Nosso orgulho é ver estas crianças crescerem e se tornarem empreendedoras”.
Taise e Ricardo também estiveram no município pela primeira vez. “Através de uma avaliação feita pelos instituidores, foi observada a carência de compreensão dos principais norteadores do programa. Foi com esse objetivo que estamos ministrando um curso voltado para a compreensão destes princípios e a partir deste momento os educadores pedagógicos pudessem orientar seu trabalho”, explicam.
AVALIAÇÃO.
Conforme a coordenadora do Programa AABB Comunidade em Santa Cruz e também representante da Secretaria Municipal de Educação (Smec), Lisandra Faccin, a iniciativa é marcada por uma oportunidade de desenvolver a sensibilidade para auxiliar as crianças inseridas no programa. “Queremos que elas encontrem o prazer de interagir socialmente através do brincar e participar das atividades lúdicas e interativas. Nós educadores também precisamos trabalhar estas necessidades e estes momentos nos fortalecem. Os Professores são muito capacitados e pró-ativos e o curso é fundamental para trocar ideias entre as outras AABBs e todo educador precisa fazer uma reflexão sobre como esta o processo de aprendizado”.
O CURSO
A metodologia do curso é sustentada por uma concepção de educação que privilegia a construção coletiva do conhecimento e favorece o desenvolvimento do pensamento critico e criativo, a autonomia, e a consolidação da cidadania. A pratica pedagógica foi orientada por métodos que comtemplem abordagens multirreferenciais; consideram a complexidade dos fenômenos estudados; despertem a curiosidade epistemológica; valorizem o dialogo entre educadores e educandos sobre ideias, conceitos e praticas; possibilitem reflexões a diversidade e resultem em aprendizagem significativas. O enfoque é teórico e como público de interesse estão coordenadores pedagógicos e educadores do programa. As aulas somaram 40h – 8h diárias – e a avaliação de reação foi aplicada ao final do curso, contemplando questões sobre adequação dos conteúdos, atividades e recursos; ambientes; atuação dos educadores; organização; expectativas e auto avaliação informais sobre o processo de ensino-aprendizagem como um todo, ao inicio e ao fim dos encontros de cada dia.